segunda-feira, 26 de outubro de 2009

A EDUCAÇÃO ESPECIAL DENTRO DA ESCOLA



A educação especial é uma educação organizada para atender exclusivamente alunos com determinadas necessidades especiais. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários. O ensino especial tem sido alvo de críticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e demais crianças. Por outro lado, a escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
A educação especial denomina tanto uma área de conhecimento quanto um campo de atuação profissional. De modo geral, lida com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não tem sido ocupação do sistema educação regular, porém tem entrada na pauta nas ultimas duas décadas, devido ao movimento de educação inclusiva. Historicamente vêm lidando com a educação e aperfeiçoamento de indivíduos que não se beneficiaram dos métodos e procedimentos usados pela educação regular. Dentre os profissionais que trabalham ou atuam em Educação estão: Educador Físico, Professor, Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta ocupacional, sendo assim são necessário antes de tudo, tornar real os requisitos para que a escola seja verdadeiramente inclusiva e não excludente.
Desenvolvimento Social
A família é o fator principal no que respeita a aprendizagem das questões sociais básicas. A medida que cresce, a criança convive cada vez mais com pessoas fora do circulo familiar, pessoas essas que, por sua vez, passam a ter parte ativa na socialização da criança a convivência num grupo mais amplo de indivíduos (os seus pares). Exerce um papel modelador nos comportamentos sociais e a educação religiosa é também um meio de transmissão de valores.

TECNOLOGIAS ESPECIAIS PARA CRIANÇAS COM NECESSIDADES ESPECIAIS

A educação especial desenvolve-se em torno da igualdade de oportunidades, em que todos os indivíduos, independentemente das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades. Desta forma, a educação deve-se desenvolver de forma especial, numa tentativa de atender as diferenças individuais de cada criança, através de uma adaptação do sistema educativo.
A evolução das tecnologias permite cada vez mais a integração com crianças nas nossas escolas, facilitando todo seu processo educacional e visando a sua formação integral, assim o uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento tendo em base as necessidades e interesses das crianças.
VANTAGENS
Alargar horizontes levando o mundo para dentro da sala de aula, aprender fazendo, melhorar capacidades intelectuais tais como a criatividade e a eficácia, permitir que um professor ensine simultaneamente em mais de um local, permitir vários ritmos de aprendizagem numa mesma turma, motivar o aluno a aprender continuamente, pois utiliza meio com que ele se identifica e aliviar a carga de trabalho do professor, deixando mais tempo livre para dedicar ao ensino e a ajuda em nível individual.

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