segunda-feira, 26 de outubro de 2009

OPERECIONALIZAÇÃO DO PRINCÍPIO DE INCLUSÃO



A construção de um sistema educacional inclusivo exige ações direcionadas e planificadas no âmbito político-pedagógico decorrentes das políticas e da administração assumida pelo município, que viabilizará ou não investimentos para a formação continuada do educador e da equipe técnica do departamento de educação municipal . Muitos municípios e escolas estão passando por grandes dificuldades para conduzir tal processo, pois, sem um conhecimento e aprofundamento maior do significado da inclusão compromete–se, muitas vezes, toda ação da rede de ensino. Com a municipalização do ensino fundamental, assumindo inclusive o ensino especial, os municípios começaram a enfrentar uma realidade até então desconhecida: lidar com heterogeneidades de toda ordem no mesmo espaço escolar, incluindo alunos que tem deficiências sensoriais, físicas ou cognitivas.
Como lidar com esta situação quando muitas vezes, as equipes das secretarias Municipais de Ensino não conhecem os fundamentos básicos da educação especial e muito menos, as características de aprendizagem dos alunos a com deficiência? Estas equipes precisam estar aptas e ter conhecimentos que fundamentarão e respaldarão, teoricamente, suas orientações aos professores e estar consciente das novas exigências legais acerca da educação dos alunos com deficiência e da responsabilidade em promover uma educação inclusiva .
Um trabalho que pode da certo é parceria entre Universidade e os departamentos de educação municipais podem resultar em uma ação positiva provocando transformações tanto a nível conceitual dos envolvidos no projeto quanto a nível didático pedagógico, trazendo benefícios a alunos, pais e comunidade escolar como um todo.
A experiência do município de Paraguaçu Paulista
Com o intuito de caminhar em direção a um modelo de escola inclusiva, deu – se inicio, em 1998 , no Município de Paraguaçu Paulista , junto ao departamento de Educação Municipal , o projeto “ Uma escola paras todos” . O objetivo principal era de viabilizar um programa de pedagogia inclusiva, com o envolvimento de toda a escola e mudando a situação de precariedade do ensino especial oferecido aos alunos com deficiência, assim com estrutura de educação especial existente no município .Foi desenvolvido um projeto de inclusão em Paraguaçu Paulista com um trabalho de assessoria técnica –pedagógica , dirigido à equipe técnica do departamento de educação municipal e aos coordenadores pedagógicos e professores das classes especiais existentes , o objetivo no momento do projeto era seguinte:
Atualizar o conhecimento em educação especial dos professores das classes especiais com deficiências auditivas e mentais em exercício na rede municipal de ensino e de duas docentes das classes escolarização APAE;
Orientar os professores das classes especiais em exercício na rede municipal de ensino e duas docentes das classes de escolarização da APAE, sobre procedimentos técnicos – pedagógicos com ênfase na avaliação pedagógica dos alunos.
Capacitar a equipe técnica da secretaria municipal de ensino, possibilitando o conhecimento das modalidades de atendimento, recursos e procedimentos pedagógicos da educação especial;
Oferecer assessoria pedagógica aos professores especializados em deficiência auditiva e mental, rede municipal de ensino, através de acompanhamento e realização de estudo de caso com alguns alunos.
Não podemos deixar de citar o cuidado com a estrutura física das salas de recursos implantadas neste município, assim como também das classes especiais, com o objetivo de tornar o ambiente mais agradável e produtivo para o aluno; equipado com materiais pedagógicos variados, amplo espaço interno, cano para leitura (com tapetes almofadas , estante com livros infanto-juvenis, lousa cortina duas salas espelhas (para o trabalho especialmente, porem não exclusivamente, com os alunos surdos ), adaptação tanto de sala de recurso como de classe especial de surdos com piso adequado, revestimento das paredes, etc.A grande preocupação é que para se garantir um ambiente adequado também era necessário investir em professores com competência para trabalhar com esta nova situação proposta, a pedagogia inclusivas depende de grandes medidas de apoios pedagógicos, das adaptações adequadas e da modificação algumas estratégias metodológicas da aula comum.

A inclusão em salas comuns
Possibilitar que alunos com necessidades educacionais especiais freqüentem as classes comuns de ensino, oferecendo oportunidades de desenvolver ao Maximo sua aprendizagem com respaldo do apoio pedagógico necessário;
Oferecer acompanhamento e orientação técnica metodológica ao professor, instrumentalizando-o para o trabalho pedagógico que inclua os alunos com necessidade educacionais especiais no cotidiano da sala de aula, através da elaboração de adaptações curriculares, de grupo e individuais;
Favorecer a transformação da escola dotando-a de maiores recursos e possibilidades para oferecer uma resposta adequada aos que tem necessidades educacionais especificas;
Mais o apoio principal e o apoio familiar para que seja feito um bom trabalho, a estrutura tem que partir de casa a pessoa com deficiência não tem que ser tratada como um invalida, ela tem sim suas limitações isso não quer dizer que ela não pode desenvolver algum tipo de habilidades Ninguém é totalmente incapaz todos tem suas limitações ate mesmo quem não tem nenhum tipo de deficiência.

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