segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO ESPECIAL NA ATUALIDADE

Atualmente a inclusão de alunos portadores de necessidades especiais na educação tem sido, sem dúvida, a questão referente à Educação Especial mais discutida no nosso país nas últimas décadas. Este tema, que por tanto tempo ficou restrito a debates em Congresso, hoje se torna proposta de intervenção amparada pela legislação em vigor, determinante
A educação inclusiva se caracteriza como processo de incluir os portadores de necessidades especiais ou com distúrbios de aprendizagem na rede regular de ensino, em todos os seus graus, pois nem sempre a criança que é portadora de necessidades especiais, apresenta distúrbio de aprendizagem, para essas crianças, é necessário que se desenvolva uma prática educacional mais específica no sentido de ampliar as suas capacidades. Para cada necessidade especial é enfatizado um tipo de cuidado no trabalho educativo.
As crianças portadoras de necessidades especiais (como as auditivas e visuais devem ser educadas de modo especial, considerando-se até que ponto esta educação interfere na aprendizagem da criança. Por outro lado, quando a necessidade especial é do tipo integrativa ou intelectual, como no caso de portadores de deficiência mental, a aprendizagem da criança ficará defasada. Deste modo, fica determinado por lei que a Educação Especial seja oferecida na rede regular de ensino, ocasionando modificações nos estabelecimentos de ensino e no sistema educacional de uma maneira geral.
Atualmente é necessária uma postura crítica diante da discussão da educação, pois é preciso situar a importância da educação frente aos desafios e incertezas, e pensar em educação inclusiva e sua prática, é um dos maiores desafios de hoje.
O atendimento educacional especializado aos portadores de necessidades especiais está na Constituição Brasileira no art. 208 estabelecendo como diretrizes da Educação Especial apoiar o sistema regular de ensino para a inserção dos portadores de necessidades especiais, e dar prioridade a projetos institucionais que envolvam ações da integração.
Somente a lei não garante a imediata aplicação da proposta, existem muitas barreiras que atrasam a implementação da política de inclusão nas escolas. Uma das principais é a falta de preparo dos professores para receber em sala de aula tais crianças.
A própria LDB reconhece a importância deste aspecto como pré-requisito para a inclusão ao estabelecer, em seu artigo 59, que:
5 [Os sistemas de ensino assegurarão aos educandos com necessidades especiais].
:III –[ professores com especialização adequada em nível médio ou superior, para atendimento especializado, bem como professores do ensino regular capacitados para a integração desses educandos nas classes comuns;]
A inclusão deve ser conseqüência de uma escola de qualidade, que seja capaz de perceber cada aluno como único e importante. Porém, percebe-se que as crianças portadoras de necessidades especiais que fazem parte hoje da escola inclusiva demonstra a falência do sistema escolar e sua má gestão, verificada pela escassez de formação adequada do professor, infra-estrutura física precária, entre outros.
Outro ponto que ainda encontra uma grande dificuldade é a falta de relacionamento da escola com a família, a escola ainda encontra-se muitas vezes fechada à comunidade para discussão da perspectiva inclusiva. Essa entre tantas outras situações inadequadas no sistema brasileiro escolar tem representado apenas a abertura das portas das escolas para educação inclusiva.
Para inclusão de portadores de necessidades especiais na rede regular, o requisito mais importante é a formação do professor, pois este é o fator chave para que o objetivo seja alcançado, haverá necessidade de sua preparação para que se tenha progresso e um bom aproveitamento.
Atualmente com a revolução tecnológica os profissionais precisam buscar constantemente uma melhor formação, preparação e aperfeiçoamento de seus conhecimentos e buscar sempre a integração da família, comunidade, área de saúde, psicologia, assistência social. A formação dos educadores do ensino regular exigirá conhecimento das práticas de ensino a serem adotadas em classe tendo em vista as diferentes necessidades e potencialidades dos alunos. Na maioria das escolas o educador não tem preparação necessária para receber aluno com necessidade especial.
A atual escola deve possuir infra-estrutura que atenda os portadores de necessidades especiais para acessibilidade e bem estar do aluno.

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