segunda-feira, 26 de outubro de 2009

EDUCAÇÃO ESPECIAL

A Educação Especial é o ramo da Educação, que ocupa-se do atendimento e da educação de pessoas com deficiência em instituições especializadas, tais como escola para surdos, escola para cegos ou escolas para atender pessoas com deficiência mental.
A educação especial realiza-se fora do sistema regular de ensino.
A Educação Especial é uma educação organizada para atender especifica e exclusivamente alunos com determinadas necessidades especial. Algumas escolas dedicam-se apenas a um tipo de necessidade, enquanto que outras se dedicam a vários.
O ensino especial tem sido alvo de críticas, por não promover o convívio entre as crianças especiais e as demais crianças. A escola direcionada para a educação especial conta com materiais, equipamentos e professores especializados. O sistema regular de ensino precisa ser adaptado e pedagogicamente transformado para atender de forma inclusiva.
A Educação Especial denomina tanto uma área de conhecimento quanto um campo de atuação profissional. A Educação Especial lida com aqueles fenômenos de ensino e aprendizagem que não têm sido ocupação do sistema de educação regular, porém tem entrada na pauta nas últimas duas décadas, devido ao movimento de educação inclusiva. Historicamente a educação especial vem lidando com a educação e aperfeiçoamento de indivíduos que não se beneficiaram dos métodos e procedimentos usados pela educação regular.
Dentre os profissionais que trabalham ou atuam em Educação Especial estão:
Educador físico, professor, Psicólogo, Fisioterapeuta, Fonoaudiólogo e Terapeuta ocupacional.
Crianças com necessidade especiais.
Crianças com necessidades especiais são aquelas que, por alguma espécie de limitação requerem certas modificações ou adaptadas no programa educacional, para que possam atingir todo seu potencial. Essas limitações podem advir de problemas visuais, auditivos, mentais ou motores.
A família é o fato principal no que respeita á aprendizagem das questões básicas. A criança convive cada vez mais com pessoas fora do ciclo familiar, passam a ter parte ativa na sociedade da criança. Também a escola é importante, pois proporciona à criança a convivência num grupo mais amplo de indivíduos.

Tecnologia especiais para crianças com necessidades especiais.
A educação especial desenvolve-se em torno das igualdades de oportunidade, em que todos os indivíduos, independentes das suas diferenças, deverão ter acesso a uma educação com qualidade, capaz de responder a todas as suas necessidades especiais nas nossas escolas. Desta forma, a educação deve-se desenvolver de forma especial, numa tentativa de atender às diferenças individuais de cada criança, através de uma adaptação do sistema educativo.
A informática veio a se abrir um novo mundo recheado de possibilidades comunicativas e de acesso à informação, manifestando-se como um auxílio a pessoas com necessidade educativa especiais.
O uso da tecnologia pode despertar em crianças especiais um interesse e a motivação pela descoberta do conhecimento tendo em base as necessidades e interesses das crianças. A deficiência deve ser encarada não como uma impossibilidade más como uma força, onde o uso das tecnologias desempenha um papel significativo.
A adaptação do sistema educativo
A adaptação do sistema educativo a crianças com necessidades especiais deve procurar:
Incentivo e promover a aplicação das tecnologias da informação e comunicação ao sistema de ensino. Promover a utilização de computadores pelas crianças e jovens com necessidades especiais integrados no ensino regular, criar áreas curriculares especificamente para crianças e jovens de fraca incidência e aplicar o tele-ensino dirigido a crianças e jovens impossibilitados de freqüentar o ensino regular.
Promover a criação de um programa de formação sobre a utilização das tecnologias da informação no apoio às crianças com necessidades especiais, destinados à médicos, terapeutas, professores, auxiliares e outros agentes envolvidos na adequação da tecnologia às necessidades das crianças.

Elementos significativos do artigo 24 da instrução do esboço.
Nenhuma exclusão do sistema de ensino regular por motivo de deficiência.
Acesso para estudantes com deficiência à educação inclusiva em suas comunidades locais.
Acomodação razoável das exigências individuais
O suporte necessário dentro do sistema do ensino regular para possibilitar a aprendizagem, inclusive medidas eficazes de apoio individualizado.

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